Está aí uma ótima iniciativa. Trocar a instalação de um presídio pela construção de um parque tecnológico com a finalidade de desenvolver pesquisas e educação ambiental que envolvam a criação de novas soluções na área da reciclagem.
Desde o dia 08/12/2017, a Fazenda Sítio Novo em Esmeraldas, numa área de 44 hectares, está sendo disponibilizada para que o INSEA e MNCR, em parceria com o ORIS e a REDE CATAUNIDOS, possa levar adiante este projeto inovador nos próximos anos.
O Parque Tecnológico da Reciclagem Popular a ser instalado em Esmeraldas inova nos aspectos de integrar em seu espaço todas as possibilidades de reutilização, reuso e reciclagem, sendo um campo aberto de diversas experimentações, que vão desde o tratamento dos resíduos orgânicos para produção de alimentos saudáveis a geração de energias limpas, aproveitamento de água da chuva e restos de podas, arquitetura verde, produção de móveis de ecodesign, manejo sustentável de pequenas criações, estudos de reciclagem do vidro, pneus, resíduos da construção civil, produção de trabalhos artesanais de material de reuso, permacultura e conservação florestal, entre outros.
![]() |
Foto: https://www.reciclagemnomeioambiente.com.br/reciclagem-e-reutilizacao-lixo/ |
Fonte:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-lanca-parque-tecnologico-da-reciclagem-popular
http://lixoecidadaniabh.org.br/vem-ai-o-1o-parque-tecnologico-da-reciclagem-popular-do-brasil/