sábado, 12 de maio de 2018

Janela inteligente permite que passageiros cegos “sintam” a paisagem

Existe coisa melhor do que contemplar a paisagem das montanhas ou do mar enquanto você viaja para destinos que cruzam essas belezas? Pena que nem todo mundo tem esse privilégio. Estamos falando dos passageiros cegos ou com deficiência visual.
Ao contrário da maioria das pessoas, eles não podem contemplar essas maravilhas da natureza. Foi pensando nessa carência que iniciou-se o desenvolvimento de uma nova tecnologia representada por uma janela de carro inteligente que dará a esse grupo de pessoas a oportunidade de “sentir” a paisagem através do toque.
Batizado de “Feel the View” (Sinta a Visão), o dispositivo ainda está em fase de testes e usa uma tecnologia totalmente nova. Ele tira fotos que são transformadas em imagens preto e branco de alto contraste, depois reproduzidas no vidro por meio de LEDs especiais.
Com um simples toque, os diferentes tons de cinza vibram em uma escala de 255 intensidades, permitindo reconstruir na mente dos passageiros cegos os detalhes da paisagem. E mais: um assistente vocal, conectado ao sistema de áudio do carro, com inteligência artificial online, ajuda a situar o contexto da imagem, descrevendo o que está sendo tocado.
A novidade foi criada e desenvolvida pela matriz italiana da Ford e pela GTB Roma, com a colaboração da Aedo, startup italiana especializada em dispositivos para deficientes visuais. O Feel the View é uma evolução do método Braile, elevando seu conceito a um novo nível, para além das letras e números.
“Procuramos melhorar a vida das pessoas e vimos nesse projeto uma oportunidade fantástica de ajudar quem tem deficiência visual a experimentar um dos melhores aspectos das viagens de carro. A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples e pode transformar passeios comuns em viagens memoráveis”, diz Marco Alù Saffi, da Ford Itália.

domingo, 6 de maio de 2018

UFMG lança serviço digital para combater fake news

As eleições deste ano trazem uma preocupação adicional - a proliferação das fake news. Pensando em combater esse mal, o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG lançou na última sexta-feira (13) o serviço digital para detectar fake news e comportamentos maliciosos em redes sociais para as eleições de 2018 no Brasil. 
Chamado Eleições sem Fake, o serviço está disponível no site e apresenta várias ferramentas que buscarão investigar ações políticas no Facebook durante a campanha eleitoral. 
Entre as buscas desenvolvidas pela equipe da UFMG estão a “Notícias lado a lado” que permitirá que o usuário visualize duas notícias sobre um mesmo político ou tema em diferentes jornais; a “Audiência dos Políticos no Facebook”, sistema que possibilita identificar quais os políticos preferidos ou preteridos por homens, mulheres, ou por pessoas com diferentes faixas de idade, nível escolar, renda, etc. 
Ao todo, o site traz cinco ferramentas digitais que vão fazer levantamentos que ajudarão a tornar mais transparente as relações dos políticos com os possíveis eleitores nas redes sociais. São elas: Audiência dos políticos no Facebook; Monitor de anúncios no Facebook; Bot ou humano?; Audiência dos sites de notícias; e Notícias lado a lado.

Acesse o site da UFMG: http://www.eleicoes-sem-fake.dcc.ufmg.br/


Fonte: http://www.soubh.com.br/noticias/tecnologia-2/ufmg-servico-fake-news-eleicoes/