domingo, 6 de maio de 2018

UFMG lança serviço digital para combater fake news

As eleições deste ano trazem uma preocupação adicional - a proliferação das fake news. Pensando em combater esse mal, o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG lançou na última sexta-feira (13) o serviço digital para detectar fake news e comportamentos maliciosos em redes sociais para as eleições de 2018 no Brasil. 
Chamado Eleições sem Fake, o serviço está disponível no site e apresenta várias ferramentas que buscarão investigar ações políticas no Facebook durante a campanha eleitoral. 
Entre as buscas desenvolvidas pela equipe da UFMG estão a “Notícias lado a lado” que permitirá que o usuário visualize duas notícias sobre um mesmo político ou tema em diferentes jornais; a “Audiência dos Políticos no Facebook”, sistema que possibilita identificar quais os políticos preferidos ou preteridos por homens, mulheres, ou por pessoas com diferentes faixas de idade, nível escolar, renda, etc. 
Ao todo, o site traz cinco ferramentas digitais que vão fazer levantamentos que ajudarão a tornar mais transparente as relações dos políticos com os possíveis eleitores nas redes sociais. São elas: Audiência dos políticos no Facebook; Monitor de anúncios no Facebook; Bot ou humano?; Audiência dos sites de notícias; e Notícias lado a lado.

Acesse o site da UFMG: http://www.eleicoes-sem-fake.dcc.ufmg.br/


Fonte: http://www.soubh.com.br/noticias/tecnologia-2/ufmg-servico-fake-news-eleicoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário