terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Bebê gerado em útero de doadora cadáver

Uma vez mais a medicina no Brasil dando um passo a frente. Mesmo com a contenção de recursos do Governo Federal para pesquisas na área científica, o Brasil continua dando grandes saltos como esse.
Trata-se de um transplante de útero ocorrido em setembro de 2016 cuja doadora teve morte cerebral. Agora, pouco mais de um ano após a cirurgia, nasceu o primeiro bebê do mundo gestacionado no útero transplantado.
A pesquisa foi financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e teve apoio do Hospital das Clínicas da USP.





quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O novo restaurante de Djokovic

Um gesto e tanto de um dos maiores tenistas da história. Fora das quadras até 2018, o sérvio Novak Djokovic anunciou que vai inaugurar um novo restaurante em seu país natal, onde vai oferecer refeições grátis para os mais carentes. Ainda se recuperando de lesão no cotovelo direito, Djokovic aproveitou o tempo livre para anunciar o novo projeto. O ex-número 1 do mundo não informou a data de inauguração, mas explicou que quer devolver para seu país um pouco da força que recebeu para se tornar um gigante do esporte.
- Dinheiro não é um problema para mim, já ganhei o suficiente para alimentar toda a Sérvia. Acho que posso devolver um pouco a esse povo que tanto torce por mim – contou o vencedor de 12 Grand Slams ao jornal britânico "The Sun".





Fonte: https://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/djokovic-dara-comida-de-graca-a-pessoas-carentes-em-restaurante-novo-na-servia.ghtml

domingo, 1 de outubro de 2017

Com câncer, paciente cola grau e recebe diploma de faculdade na cama de hospital



Nem o câncer e a internação hospitalar impediram Vania Gonçalves Willrich, de 48 anos, de realizar o sonho de se formar em pedagogia. Debilitada e impedida de deixar a unidade de saúde por indicação médica, a professora de Blumenau, no Vale do Itajaí, recebeu o diploma na cama do hospital na quarta-feira (27).

Desde 2016, ela faz tratamento contra o câncer e dá exemplo de coragem e persistência.

“Ela concluiu o curso com 100% de frequência, mesmo com as dores causadas pela doença, durante a quimioterapia e radioterapia, recusou-se a faltar aulas. Quando não conseguia dirigir, eu a levava à universidade e depois à sala de aula com uma cadeira de rodas. Da mesma forma, ela experimentou a toga e o vestido do baile. Foi muito emocionante vê-la concretizar esse sonho”, contou o marido Carlos Alberto Willrich.

A formatura da turma de Vania será na próxima sexta-feira (6), mas depois que o estado de saúde dela se agravou a família pediu a antecipação da cerimônia.

“A reitora da universidade se dispôs a vir ao hospital, fazer a colação e entregar o diploma. O hospital também autorizou o protocolo. Foi muito emocionante”, contou o marido.

Fonte: https://glo.bo/2fAUxxO

sábado, 23 de setembro de 2017

A mudança das estações e a influência sobre o corpo humano



Vitamina C para o inverno, dieta Mediterrânea durante todo o ano e uma boa dose de exercício físico de forma regular. Não é a poção mágica para ser invencível, mas sim para ajudar nosso sistema imunológico a se manter em plena forma.

Imagine uma rede gigante de células e órgãos que trabalham a cada nanossegundo para manter o organismo livre de bactérias, vírus, fungos e qualquer agente estranho com intenções infecciosas que nos poderia levar ao abismo das doenças, por mais leves que elas sejam. Isso é o que poderíamos definir como nosso sistema imunológico: um mecanismo inteligentíssimo que em seu estado normal mantém as enfermidades a distância.

O curioso é que algumas pesquisas, como a que desenvolveram especialistas da Universidade de Cambridge, Munique, Londres e Dresden, revelam que as diferentes estações do ano podem provocar alterações no organismo. Isto demonstra uma possível base genética nas variações fisiológicas no estado de saúde em plantas e animais, como resultado de uma adaptação ao ambiente externo (luz solar, temperatura e dieta).

Segundo a doutora Silvia Sánchez Ramón, chefa da Unidade de Imunologia Clínica do Hospital Ruber Internacional, “23% do genoma humano mostra oscilações estacionais, assim como mudanças significativas na expressão de mais de 4.000 genes nos glóbulos brancos do sangue e em células do tecido adiposo”. O que isso poderia significar? Bem, que efetivamente o organismo está exposto a sofrer doenças mais ou menos específicas, conforme for inverno ou verão.


“A estacionalidade na incidência das doenças infecciosas em humanos está claramente estabelecida. Em outras enfermidades, como as autoimunes –esclerose múltipla ou artrite reumatoide, para citar algumas– também está descrita a influência da época do ano no curso da doença”, afirma a especialista. “Por exemplo, a cifra de monócitos, que são glóbulos brancos do sangue com um enorme potencial inflamatório, é máxima no inverno. Isto favoreceria um estado inflamatório –com aumento de proteínas como a interleucina 6 ou a proteína C reativa— durante o inverno na Europa. Este estado pró-inflamatório poderia explicar, ao menos em parte, uma maior incidência de problemas cardiovasculares, autoinmunes —como a artrite reumatoide ou a diabetes tipo 1– ou psiquiátricos, que se observam nessas doenças durante os meses de inverno, segundo os autores do trabalho mencionado”, comenta a doutora Sánchez Ramón.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Implantação de chips em trabalhadores

   

   A tecnologia caminha a passos largos. Recentemente li a respeito da implantação de chips no corpo de trabalhadores para coleta de informações e leitura em código de barras, mas em breve com a instalação de GPS, poderá monitorar a localização e movimentação do empregado.
  Cogita-se também utilizar o chip no lugar das tornozeleiras eletrônicas para controle de condenados da justiça.
    Como todo avanço tecnológico, pode trazer benefícios, mas a ideia de ser supervisionado por meio de chips soa como invasão de privacidade e liberdade, aproximando nossa realidade àquela idealizada no livro "1984" de George Orwell.

   Segue a notícia: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-41033209
 

sábado, 26 de agosto de 2017

Paquistão planta um bilhão de árvores contra mudanças climáticas

     Recentemente foi noticiada pela imprensa brasileira e internacional a decisão do governo brasileiro de extinguir uma reserva ambiental na divisa do Amapá e Pará, a qual vem a se somar a outras medidas tomadas nos últimos meses com grande impacto ambiental. Enquanto isso, o distante Paquistão nos dá um grande exemplo, ao plantar um bilhão de árvores contra as mudanças climáticas. Ao lado dessa iniciativa, pode ser citada ainda a decisão do governo de El Salvador, um dos países mais pobres da América Latina, de proibir a mineração com o objetivo de proteger o meio ambiente. Como se nota, o Brasil anda na contramão da tendência mundial de se preservar o meio ambiente.




quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Substância da picada da formiga é transformada em combustível para ônibus

Um grupo de estudantes na Holanda desenvolveu uma forma de armazenar energia que pode ser mais barata, mais prática e mais sustentável que os combustíveis renováveis existentes.

O ácido fórmico, encontrado na natureza em formigas e outros insetos, que o usam em suas picadas. Ou por plantas como a urtiga.


"Criamos o primeiro ônibus no mundo que usa o ácido fórmico como combustível - uma solução muito mais barata do que o hidrogênio gasoso e que traz os mesmos benefícios ambientais", afirmou Lucas van Cappellen, da Team Fast, empresa derivada da Universidade de Tecnologia de Eindhoven.

"Estamos construindo um novo futuro".

Cerca de 40 de estudantes trabalham no projeto de um novo meio de transporte que reduza emissões de carbono e ajude no combate ao ao aquecimento global.

O ácido já é usado em processamentos têxteis e de couro, em conservantes de alimentos para animais e em removedores domésticos.

Mas a Team Fast encontrou agora uma forma de fazer o ácido transportar de maneira eficiente os ingredientes necessários para células de combustível usadas para alimentar veículos elétricos.

O combustível, que a equipe chamou de hidrozina (não confundir com hidrazina), é um líquido, o que o tornaria de fácil transporte e abastecimento, como os combustíveis tradicionais. A diferença é que ele é muito mais limpo.

A hidrozina é criada por meio de uma reação química entre água (H2O) e dióxido de carbono (CO2). "Em um reator, água e CO2 são ligados usando uma eletricidade sustentável. Isso é um processo eletroquímico direto e sustentável", explica o estudante.

A hidrozina é, então, quebrada por um catalisador em hidrogênio e dióxido de carbono dentro de um aparelho kit chamado reformador - que o Team Fast está tentando patentear.

O reformador recém-projetado é um décimo do tamanho dos aparelhos deste tipo existentes, e por isso agora é aplicável em equipamentos de transporte pela primeira vez, segundo os estudantes.

O hidrogênio é, então, colocado em uma célula de combustível onde reage com o oxigênio para gerar a eletricidade que ativa o motor elétrico.

"As emissões do escapamento são apenas CO2 e água", explica Van Cappellen. "Não são emitidos outros gases nocivos como óxido nítrico, fuligem ou óxidos sulfúricos".

Para testar o conceito no mundo real, um ônibus elétrico abastecido com esse tipo de combustível sairá às ruas da Holanda ainda neste ano, fazendo rotas tradicionais e aparecendo em feiras e eventos tradicionais da indústria.

O ônibus tem um sistema elétrico de direção, desenvolvido pela fabricante de ônibus VDL, que recebe energia adicional do sistema de células de combustível de ácido fórmico montado em uma extensão na parte de trás do veículo.

"Nosso tanque tem cerca de 300 litros, então vamos estender a capacidade de rodagem do ônibus em 200km. E é claro que a gente poderia fazer um tanque maior muito facilmente", explicou Van Cappellen.

Mas isso realmente seria uma oportunidade de encontrar uma solução comercialmente viável?

"Custa cerca de 35 mil euros (R$ 127 mil) para converter um posto de petróleo tradicional em um posto de abastecimento de hidrozina, um procedimento que envolve essencialmente substituir os tubos e revestir os tanques", disse Van Cappellen.

Sendo assim, seria "100 vezes mais barato" lançar uma rede de abastecimento de hidrazina do que para fazer o mesmo com hidrogênio gasoso, ele garante.



quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Mobilidade Compartilhada

   O trânsito nas cidades aumenta progressivamente a cada ano que passa. No Brasil, a situação é agravada pela falta de investimento em transporte público, principalmente, metrô e trens urbanos.
  Uma possível solução para o problema é a implantação de iniciativas de mobilidade compartilhada como, por exemplo, carona compartilhada, bicicleta compartilhada ou táxi compartilhado.
    Não posso deixar de citar o Portal Cidade Colaborativa que divulga e apoia projetos de compartilhamento, dentre eles, aqueles relacionados ao transporte.

    Abaixo segue os links de notícias sobre o tema:

https://www.akatu.org.br/noticia/compartilhar-o-carro-atitude-que-ajuda-a-reduzir-trafego-e-poluicao/

https://www.akatu.org.br/noticia/mobilidade-compartilhada-reduziria-em-55-o-transito-nas-areas-metropolitanas-segundo-estudo-da-itf/


quarta-feira, 26 de julho de 2017

As redes sociais e a influência no "eu"



Esse interessante vídeo do filósofo e historiador Leandro Karnal nos faz refletir sobre a influência das redes sociais na vida de cada um. Digo refletir e pensar, algo que está sendo diluído pelo excesso de informações da atualidade e pela necessidade de exposição no mundo virtual.
A internet e as redes sociais são muito úteis quando encaradas como meio de transmissão e difusão do pensamento humano. No entanto, quando utilizadas como meio de exposição, de informação e de crítica fundadas no impulso nada acrescentam ao ser humano.





sexta-feira, 14 de julho de 2017

Ajuda no dever de casa

Para a educação, todo o esforço  é válido. Nessa importante iniciativa, policiais militares de São Vicente no litoral de São Paulo prestam ajuda ao garoto para a realização do dever de casa.




Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2016/03/29/internas_polbraeco,524592/em-comunidade-carente-pms-ajudam-um-menino-a-fazer-o-dever-de-casa.shtml

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Aplicativo Sr. Cidadão

Recentemente foi lançado o aplicativo Sr. Cidadão que tem por objetivo permitir que o usuário acompanhe como os partidos e os deputados estão votando cada matéria. Já baixei e achei excelente a iniciativa. Basta digitar o tema da matéria votada, selecionar a região, os partidos ou congressistas para ter acesso como foi a deliberação.

Para saber mais, acesse o site oficial ou a página de download no Google Play.


sábado, 17 de junho de 2017

Horta comunitária em espaço urbano

A ideia de compartilhamento e colaboração é cada vez difundida na atualidade. Além de promover maior interação entre as pessoas, favorece o aproveitamento integral de bens subutilizados. Nesse contexto, inserem-se as hortas comunitárias, especialmente aquelas localizadas em espaços urbanos. Todos produzindo, todos se beneficiando de alimentos saudáveis e sem custos financeiros, a não ser pelo esforço conjunto no cultivo das plantas. Uma iniciativa a ser estimulada e seguida.

Seguem abaixo links de notícias sobre os temas e o vídeo da horta comunitária:









quarta-feira, 7 de junho de 2017

Médicos e dentistas unidos por uma boa causa

Vi recentemente essa notícia e achei excelente a iniciativa desses médicos e dentistas que viajaram ao Oriente Médio para ajudar refugiados sírios. Verdadeiro exemplo de solidariedade.


Segue o endereço do site na web em que relatam as experiências vividas durante os dias que estiveram no Líbano prestando esse trabalho:



segunda-feira, 5 de junho de 2017

A menina que decidiu salvar livros

Semana passada, em meio a enchente que atingiu Alagoas e Pernambuco, uma menina chamada Rivânia decidiu salvar seus livros e seu material escolar. Interessante que o exemplo dela inspirou o governo de Pernambuco a distribuir kits de livros aos alunos das escolas afetadas. Um grande exemplo para todos!
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticia/ultimas/2017/06/04/conheca-a-menina-que-salvou-seus-livros-em-enchente-e-comoveu-o-pais-31139.php
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticia/ultimas/2017/06/04/conheca-a-menina-que-salvou-seus-livros-em-enchente-e-comoveu-o-pais-31139.php
 
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticia/ultimas/2017/06/04/conheca-a-menina-que-salvou-seus-livros-em-enchente-e-comoveu-o-pais-31139.php
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticia/ultimas/2017/06/04/conheca-a-menina-que-salvou-seus-livros-em-enchente-e-comoveu-o-pais-31139.php
Este conteúdo foi produzido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Para compartilhar, use o link http://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticia/ultimas/2017/06/04/conheca-a-menina-que-salvou-seus-livros-em-enchente-e-comoveu-o-pais-31139.php
 
 
Fontes: